Nosso compromisso com a conformidade e regulamentações garante que operamos com os mais altos padrões de segurança e transparência, promovendo a confiança e proteção de nossos clientes.
Documentação

Política de Privacidade

Saiba mais

Termos e Condições

Saiba mais

Relatórios de Auditoria e Confirmidade

Saiba mais

Declarações de Conformidade Regulatória

Saiba mais
Invista na ideia do futuro com a
AINDA FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?
Se sua dúvida não estiver nas perguntas ao lado, envie um e-mail para [email protected].
FALE CONOSCO
É um ativo digital criado e registrado em uma blockchain. Pode representar dinheiro, ações, pontos de fidelidade, obras de arte digitais (NFTs) etc.

Criptomoedas: como o Ether (ETH) ou o Bitcoin (BTC).

Tokens utilitários (utility tokens): usados para acessar serviços ou produtos.

Tokens não fungíveis (NFTs): únicos, usados para representar itens digitais exclusivos.

Exemplo: Um token NFT pode representar a posse de uma arte digital única.

Hoje, a maioria das coisas pode ser tokenizada. Você pode investir em tokens de imóveis, carros, tecnologias, assim como em tokens de marcas registradas, carreiras de esportistas e celebridades, direitos autorais e muito mais. Enfim, um token é uma fração digital de qualquer ativo que tenha valor.
Os tokens são acessíveis a todos os tipos de investidores, especialmente por viabilizarem sua aquisição em frações. Você só precisa descobrir quais projetos combinam melhor com o seu perfil de interesse e risco.
Todo investimento está sujeito a riscos. Os riscos envolvidos no investimento em tokens são os mesmos de qualquer outro investimento, ou seja, relacionados à crédito, performance, ao mercado em questão, à especulação e à liquidez.

Dessa forma, em regra, não há garantia de rentabilidade. Porém, os ativos tokenizados passam por uma curadoria por parte da equipe da AIDIA e todos os tokens oferecem as informações individuais e necessárias para que seus compradores possam avaliar todos os detalhes em sua página de oferta

1. Tecnológico
Quando falamos dos riscos tecnológicos nos investimentos em tokens, uma palavra é fundamental: blockchain, também conhecida como “protocolo de confiança”.

A função da blockchain é atuar como um livro de registro de todos os dados fundamentais para as transações, como emissor, destinatário, data e quantidade de tokens enviados ou recebidos.

Esses dados ficam registrados em um bloco com data e hora. Constantemente, um novo bloco é acoplado ao anterior, guardando as novas informações e montando essa “cadeia de blocos”.

Todos os dados são validados e, obrigatoriamente, aprovados antes de serem incluídos na blockchain. E, quando passam a fazer parte da cadeia, eles são codificados complexamente por letras e números.

Todos os blocos são interdependentes. Dessa forma, se alguém tentasse invadir o sistema, seria obrigado a desvendar todos os incontáveis códigos presentes na cadeia.

A principal função da blockchain é assegurar a proteção e o registro dos dados, o que traz segurança para o investimento em tokens de ativos e para outros setores que tokenizam.

Por isso, a rede é descentralizada, não há um servidor central, mas diversos servidores interconectados. Essa propriedade dificulta ainda mais qualquer possibilidade de ataque, mesmo ela existindo minimamente.

2. Ativos
Os principais riscos para os tokens são os mesmos de qualquer investimento.
Isso quer dizer que o investidor está sujeito, de maneira geral, a riscos de mercado, de crédito e de liquidez.
Vamos explorar esse assunto mais a fundo.


Riscos de mercado
Um dos principais riscos de investimentos em tokens é derivado do próprio mercado.
Afinal, existem diferentes aspectos que podem gerar incertezas dependendo do seu tipo de token.

Alguns elementos que estabelecem riscos de mercado são:


- Curvas de juros
- Oscilações de commodities
- Volatilidade
- Taxas de câmbio



Além disso, existem questões externas que também integram o risco de mercado, como mudanças nas regulamentações ou tributações dos países.

Entender esses riscos é ainda mais importante para os investidores interessados em security tokens ou que realizam investimentos de alto risco.

Riscos de Crédito
Como existem os tokens de dívidas e antecipação de recebíveis, um dos riscos de investimentos em tokens é o de crédito.

Ele basicamente se resume à possibilidade de que a parte que deve realizar o pagamento não cumpra com suas obrigações.

Tanto os casos de não pagamento quanto os casos de atrasos recorrentes no pagamento são chamados de inadimplência.

Riscos de Liquidez
Uma das vantagens da tokenização é oferecer maior liquidez para ativos que costumavam ser mais difíceis de negociar. Porém, o risco de liquidez ainda é uma possibilidade nos investimentos em tokens.

Liquidez é transformar um ativo em dinheiro, geralmente a partir da venda do mesmo.

Sendo assim, o risco é não conseguir vender seus tokens, seja pela ausência de compradores ou pelo tempo de duração pré-determinado dele.

Também há a possibilidade de haver compradores, mas apenas dispostos a pagar valores muito baixos. Este também é um exemplo de risco de liquidez.

A diversificação de investimentos é uma estratégia para mitigar riscos e restringir a exposição a eventuais prejuízos.

Diversificação de carteira significa alocar o seu dinheiro em diferentes tipos de investimentos tanto da renda fixa quanto da renda variável. Ao mesmo tempo em que você mantém uma reserva de emergência.

Para diversificar a sua carteira de investimentos, você precisa, então, organizar o seu dinheiro e aplicá-lo em ativos e setores variados.

A diversificação de investimentos permite que você tenha mais flexibilidade para movimentar o seu dinheiro entre ativos e aproveite os melhores momentos.
  • De ativos diferentes;
  • De setores econômicos variados;
  • Cujas remunerações operam de modos distintos;
  • Que equilibrem riscos mais baixos e riscos mais altos;
  • Que remuneram a partir de moedas com valorizações díspares.
Isso pode ser realizado na prática de maneira muito simples.

Você pode começar adquirindo tokens de antecipação de recebíveis, por exemplo. Então, pode optar por tokens de participação de contratos de dívida ou de projetos em andamento, que apresentem riscos diferentes, depois, escolher tokens de participação de empresa e assim por diante.

Lembre-se também de diversificar dentro dos tipos de tokens, ou seja, tente comprar tokens de mais de uma empresa ou startup e mais de um recebível.
A valorização do seu token depende da valorização do ativo que ele representa, que, por sua vez, sofre influência a partir do mercado no qual ele está inserido.

Por exemplo, caso o seu token represente uma fração de empreendimento, a construção de um shopping próximo a ele pode elevar seu valor.

Se seu token representa um resultado operacional de um negócio e sua distribuição de valor dentro do mercado no qual ele participa, este deve-se a um dos fatores de principal influência na valorização de seu investimento.

Já em tokens de antecipação de recebíveis, o valor de ganho da operação é definido já no momento de aquisição do token, como uma renda fixa, que te proporciona segurança do que será recebido como ganho na operação.

Dependendo do tipo e caso estes tokens vão para oferta secundária em exchanges ou distribuidores de produtos financeiros, eles poderão ser negociados obtendo também volatilidade de compra e venda.
As principais diferenças entre tokens e ações estão no modo em que são negociadas, nos custos para o investidor, na presença de intermediários e no modo como são lançadas no mercado.

Onde são criadas
A primeira diferença entre tokens e ações é onde são criadas. Os tokens são elaborados a partir da tecnologia blockchain, enquanto as ações não.

Prova de propriedade
A prova de propriedade de ações geralmente é feita por meio de uma corretora ou diretamente no registro da empresa. Com os tokens, no entanto, os próprios investidores podem guardar a propriedade, uma vez que é possível armazenar tokens em uma carteira pessoal do blockchain.

Venda
A diferença entre tokens e ações que mais chama a atenção é o modo como funciona a venda desses ativos. Para vender ações, a negociação precisa ser intermediada por uma corretora e vendida em uma bolsa de valores. Os tokens podem ser vendidos rapidamente em sistemas de negociação de Security Tokens regulamentados. Além disso, diferentemente das ações, as negociações de tokens podem ocorrer 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Registros
Os tokens têm suas transações registradas em blockchain. Essa rede armazena todas as informações mais importantes, como emissor, destinatário, valor e data. E ela é imutável, então, não pode ser fraudada. Além disso, os tokens são registrados em um registro público, o que significa que qualquer pessoa pode consultar o registro e verificar a existência de um token específico.
Todas as informações sobre um Token estão disponíveis em uma página específica sobre ele.

Em seu dashboard de investimentos, você encontra os tokens disponíveis na Aidia e pode clicar no que é de seu interesse a fim de obter mais informações.
Nem todas as ofertas apresentam valor mínimo. Nos casos em que este fator está presente, se o valor mínimo não for atingido, o dinheiro volta para a conta que o investidor utilizou para fazer a transferência e permanece disponível para outros investimentos.
Você pode declarar seus tokens pelo código: "89 - Outras formas de criptoativos que não são considerados criptomoedas, como tokens".

  • Se o criptoativo possuir um valor de aquisição acima de R$5 mil, precisa ser declarado no imposto de renda;
  • Se as suas aquisições de criptoativos forem acima de R$30 mil, é preciso declarar, também, a IN 1888 quando estiver operando em exchanges fora do mercado nacional;
  • Cada criptomoeda precisa ser declarada separadamente, de acordo com as orientações da Receita Federal, com a quantidade, o local em que elas estão armazenadas, o modelo da wallet utilizada, o CNPJ da empresa na qual você opera, a informação caso ela seja no exterior, o custo de aquisição e outros dados. “Não existe cotação para o imposto de renda”;
  • Quando se trata do token, as orientações são as mesmas, só mudando o código que o identifica ("83 - Outras formas de criptoativos que não são considerados criptomoedas, como tokens"). Por também ser um criptoativo, o token se junta à soma total dos outros criptos;
  • O imposto de renda de criptoativos é calculado com base no ganho de capital. Esse ganho das suas alienações (não só as vendas e lucros, mas as permutas também) de cripto acima de R$35 mil no mês você também vai calcular os impostos sobre esses ganhos.
Efetue o login em sua conta, clique no ícone da carteira que fica no menu superior direito e selecione a opção "Saque". Na página que irá abrir, selecione a modalidade, PIX ou TED. Preencha os dados e insira o valor que deseja sacar. Clique em "Continuar" e depois confirme a operação.

Pronto! Agora é só aguardar o valor ser creditado em sua conta bancária!

- Lembramos que somente serão realizados saques para contas vinculadas ao CPF cadastrado.
Sim! Se você tem algum bem ou ativo e deseja transformá-lo em um token, envie-nos uma mensagem pelo Contato com um resumo a respeito do seu ativo para que possamos direcionar à área responsável e você receberá uma resposta para dar continuidade à proposta.